Doenças Psicossomáticas: como identificar e tratar

Doenças Psicossomáticas: como identificar e tratar

Por Priscila Dietz Psicoterapeuta Integrativa | prisciladietz@gmail.com


A psicossomática é uma ciência interdisciplinar que gera diversas especialidades da medicina e da psicologia, para estudar os efeitos de fatores sociais e psicológicos sobre processos orgânicos do corpo e sobre o bem-estar das pessoas. As doenças são quase sempre o resultado de conflitos internos entre nosso corpo físico e nossa campo emocional e mental. 

As doenças psicossomáticas são desequilíbrios da mente que manifestam sintomas físicos, como dor de estômago, tremores ou suor, mas que têm causa psicológica. A somatização é um transtorno psiquiátrico em que a pessoa apresenta múltiplas queixas físicas, localizadas em diversos órgãos do corpo, mas que não são explicadas por nenhuma alteração orgânica. Esta situação também é chamada de transtorno de somatização, e é comum em pessoas ansiosas e depressivas, por isso, para o adequado tratamento é fundamental a realização de acompanhamento terapêutico, além do acompanhamento médico.

10322721_1176264645731508_9120837677744013309_n







Doenças psicossomáticas mais comuns

Cada pessoa somatiza as situações que está vivendo de uma maneira diferente, e manifesta fisicamente as suas tensões emocionais em diferentes órgãos, podendo simular ou piorar muitas doenças. Os principais exemplos são:
  • Estômago: dor e queimação no estômago, sensação de enjoo, piora de gastrites e úlceras gástricas;
  • Intestino: diarréia, prisão de ventre;
  • Garganta: sensação de nó na garganta, irritações mais fáceis constantes na garganta e amígdalas;
  • Pulmões: sensações de falta de ar e sufocamento, podendo simular doenças pulmonares ou cardíacas;
  • Músculos e articulações: tensão, contraturas e dores musculares;
  • Coração e circulação: sensação de dores no peito, que pode, até, ser confundida com infarto, além de palpitações, surgimento ou piora da pressão alta;
  • Rins e bexiga: sensação de dor ou dificuldade para urinar, que pode imitar doenças urológicas;
  • Pele: coceira, ardência ou formigamentos;
  • Região íntima: piora da impotência e diminuição do desejo sexual, dificuldade para engravidar e alterações do ciclo menstrual;
  • Sistema nervoso: crises de dor de cabeça, enxaqueca, alterações da visão, do equilíbrio, da sensibilidade (dormências, formigamentos) e da motricidade, podendo simular doenças neurológicas.

Causas da doença psicossomática

Existem diversas situações que facilitam o desenvolvimento da somatização, como depressão, ansiedade e estresse. As situações que podem potencializar os sintomas psicossomáticos das pessoas mais afetadass são situações como:
  • Desgaste profissional e carga horária de trabalho exagerada afetam, principalmente, pessoas que trabalham com o público como professores, vendedores e profissionais de saúde, mas estudantes e desempregados também podem sofrer com estas complicações;
  • Trauma na infância ou após acontecimentos marcantes, além de conflitos de família são algumas situações que podem deixar a pessoa com medo e desmotivada para seguir em frente; 
  • Situações de violência psicológica e de desmotivação, como acontece nos casos de violência doméstica e bullying;
  • Muita ansiedade e tristeza em pessoas que não compartilham ou conversam sobre seus problemas.
Opções de Tratamento
O tratamento para estas doenças pode envolver o uso de medicamentos alopáticos para aliviar seus sintomas, no entanto, é importante o acompanhamento de um psicoterapeuta, para aprender a controlar as emoções, e tratar a verdadeira causa do problema.
Outras opções de tratamentos recomendadas são as Práticas Interativas e Complementares à Medicina, como os Florais, o Reiki, a Meditação, a Reflexologia, a Aromaterapia, entre outras técnicas. Além disso, algumas medidas simples e naturais também podem ajudar a lidar com os problemas emocionais, como tomar chás calmantes de camomila e valeriana, tirar férias para descansar a mente e procurar resolver um problema de cada vez. Fazer algum tipo de exercício físico como caminhada, corrida, yoga ou pilates também pode ajudar a promover o bem-estar.
As doenças são quase sempre o resultado de conflitos internos entre nosso corpo físico e nossa alma. Justamente por isso, a Terapia Floral Alquímica procuram tratar as causas mais profundas dos conflitos, e não apenas os sintomas. Os sintomas físicos são, ao mesmo tempo, sinais de alerta e guias para que se possa chegar à causa real dos problemas.
Terapia Floral Alquímica possibilita a compreensão e a solução dos nossos conflitos emocionais e desequilíbrios físicos geradores pelo estresse. Além disso, podemos identificar através do Mapa Natal (mapa do nascimento) quais regiões do corpo precisam ser equilibradas. Bastam algumas fórmulas personalizadas de florais sutis, para o paciente começa a ter mais consciência e perceber seus limites e a cuidar melhor do corpo, ganhando assim mais tranquilidade e paz interior e mantendo as emoções negativas sob controle.
Na realidade, as essências florais não irão tratar uma gastrite nervosa, que ocorre quando as pessoas estão sob forte estresse e ficam tensas ou irritadas, mas irá, em contrapartida, resgatar a paciência, a calma e o controle emocional, e desta forma controlar e diminuir os sintomas que causam o estresse negativo, o que auxilia muito na cura da gastrite.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Clique aqui para saber mais sobre as Terapias com a Psicoterapeuta Priscila Dietz

Para marcar uma consulta:
Entre em contato pelo WhatsApp: (11)97969-9214. Caso eu esteja em atendimento não poderei atender imediatamente, mas por favor, deixe a mensagem no WhatsApp, que retorno o contato assim que possível ou se preferir,  tire suas dúvidas através do meu e-mail prisciladietz@gmail.com

Sobre a Ética Profissional:Aproveito para ressaltar que a identidade de todas as pessoas que atendo, bem como o conteúdo dos atendimentos são absolutamente sigilosos, apenas divulgo depoimentos de pacientes que autorizam previamente.Clique aqui e veja alguns depoimentos de pacientes atendidos durante a terapia comigo.

  • Clique aqui e veja meu curriculum no Linkedin.
  • Clique aqui e veja mais sobre a minha trajetória profissional.
  • Clique aqui e veja meu curriculum completo na Plataforma Lattes.

Minicurrículo:
Priscila Dietz
Psicoterapeuta Integrativa Pós-Graduada em Psicologia do Desenvolvimento Humano, Psicologia Analítica Junguiana, Especialista em Psicossomática, Terapias Integrativas e Complementares, Constelação Familiar Sistêmica, Terapeuta Avançada Florais. Atende Presencialmente ou Online em Consultório Particular em Perdizes São Paulo, utilizando um conjunto de técnicas terapêuticas integrativas e complementares à Saúde. Desenvolve conteúdos e ministra cursos, palestras e workshops, voltados para o Autoconhecimento, Desenvolvimento Pessoal e outros temas relacionados.

Redes Sociais:

Se quiser receber gratuitamente conteúdos terapêuticos para desenvolvimento pessoal escolha umas das opções abaixo e acesse:

"Só aquilo que somos realmente tem o poder de nos curar" (C. G. Jung)

Postagens mais visitadas deste blog

Limpeza das Serpentes - DNA Pai e Mãe

Alquimia - Matrix e O Sagrado Feminino