Como Meditar

Dicas para começar e continuar meditando

Por Priscila Dietz | Psicoterapeuta Integrativa


"O segredo da saúde da mente e do corpo está em não lamentar o passado, não se afligir com o futuro e não antecipar preocupações" (Sidarta Gautama)

Meu primeiro contato com a meditação foi por volta do ano 2002, desde então fiquei encantada com os benefícios dessa prática terapêutica. Hoje, a ciência comprova os benefícios da prática, que já faz parte da rotina de muitas pessoas e empresas, e é reconhecida e estudada pela Medicina e Psicologia, buscando melhor qualidade de vida. Estamos em uma época de intensa atividade mental, pensamento acelerado, estresse, cansaço, esgotamento, insônia, são as queixas que mais escuto dos pacientes que atendo em meu consultório terapêutico. A meditação é uma das Práticas Integrativas e Complementares, reconhecidas pela Ministérios da Saúde, e é uma especie de “limpeza mental”, para eliminar e equilibrar as experiências somatizadas pelo corpo e pela mente.

Mas, para quem ainda não é adepto à prática, pode parecer impossível ou uma perda de tempo parar por 5 ou 10 minutos e meditar. Porém, com apenas alguns minutos por dia você pode ganhar horas de qualidade de vida e anos de mais saúde para sua vida. 

CLIQUE AQUI para o Instagram @prisciladietz 

CLIQUE AQUI  para acessar todas as meditações gravadas no Canal do Youtube Priscila Dietz Psicoterapeuta

Aprender como meditar proporciona diversos benefícios para à saúde. A meditação é uma técnica de autocontrole em que a pessoa observa a si mesmo, nos seus pensamentos e na respiração. Com apenas alguns minutos por dia o praticante consegue aumentar a conscientização de si, reduzir o estresse, aumentar a memória e a concentração, melhorar o humor, a autodisciplina, o sono e a tolerância à dor.

Existem diversos tipos de meditação, mas, o mais importante é começar da forma mais simples e confortável para você, por isso, reuni neste texto algumas dicas básicas para que você comece a meditar e continue diariamente, promovendo bem-estar ao seu corpo e à sua mente. 

Confira abaixo as principais dicas para te ajudar a meditar e se render aos incríveis benefícios que a prática oferece!


Alguns Benefícios da Meditação

  • Reduz o estresse, Controla a ansiedade, Melhora a depressão
  • Melhora a autoestima
  • Aumenta o tempo de foco
  • Pode reduzir a perda de memória relacionada à idade
  • Pode gerar comportamento de altruísmo
  • Pode ajudar a combater vícios
  • Melhora o sono
  • Aumenta a tolerância à dor
  • Pode diminuir a pressão sanguínea
  • É acessível
  • Diminui o risco de doenças do coração


Passo a passo para meditar de forma simples e rápida

A meditação é mais simples do que a maioria das pessoas pensa. Eu particularmente prefiro a meditação guiada, funciona melhor para minha mente, e por isso compartilho todos os dias uma live no instagram @prisciladietz, onde podemos meditar juntos de forma guiada. Mas se quiser meditar sozinho também funciona muito bem, para começar, leia as etapas do processo, defina um cronômetro de quantos minutos deseja meditar e siga os passos abaixo.

1) Sente-se ou Deite-se - Encontre um lugar que seja calmo e silencioso para você. Você pode escolher ficar deitado, sentado em uma cadeira com os pés no chão, pode sentar-se com as pernas cruzadas, pode se ajoelhar, pode adotar a postura de lótus, não importa, apenas certifique-se de que está estável e numa posição em que possa permanecer por um tempo.

2) Coloque uma musica relaxante - A musica não é obrigatória para meditar, mas estudos recentes comprovam que escutar sons na natureza por pelo menos 5 min, melhora as atividade no cérebro, batimentos cardíacos e experiências comportamentais, reduzindo o estresse e a ansiedade.

3) Defina o tempo - Se você está apenas começando, pode ajudar escolher um período curto, como 5 ou 10 minutos. 

3) Sinta sua respiração - Comece realizando respirações profundas, contando até 4 para inspirar e contando mais 4 para espirar. Leve o oxigênio para sua barriga e expanda ao inspirar e relaxe ao espirar. Siga a sensação da sua respiração à medida que inspira e expira. Tente manter um ritmo constante, relaxando ao espirar.

4) Observe seu corpo - Ao final da meditação observe seu corpo por alguns minutos, sinta os benefícios do relaxamento.


7) Abra os olhos suavemente - Quando estiver pronto, abra devagar os olhos. Reserve um momento e observe quaisquer sons no ambiente. Observe como seu corpo está se sentindo agora. Observe as suas emoções.

No dia seguinte, volte e tente repetir a prática. Existem vídeos que auxiliam no processo de meditação. Clique aqui para acessar a lista com as meditações guiada com a Psicoterapeuta Integrativa Priscila Dietz.

Meditar Faz Bem! Meditar Transforma!

CLIQUE AQUI para participar das lives diárias no Instagram @prisciladietz 

CLIQUE AQUI  para acessar todas as meditações gravadas no Canal do Youtube Priscila Dietz Psicoterapeuta


 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Clique aqui para saber mais sobre as Terapias com a Psicoterapeuta Priscila Dietz

Para marcar uma consulta:
Entre em contato pelo WhatsApp: (11)97969-9214. Caso eu esteja em atendimento não poderei atender imediatamente, mas por favor, deixe a mensagem no WhatsApp, que retorno o contato assim que possível ou se preferir,  tire suas dúvidas através do meu e-mail prisciladietz@gmail.com

Sobre a Ética Profissional:Aproveito para ressaltar que a identidade de todas as pessoas que atendo, bem como o conteúdo dos atendimentos são absolutamente sigilosos, apenas divulgo depoimentos de pacientes que autorizam previamente.Clique aqui e veja alguns depoimentos de pacientes atendidos durante a terapia comigo.

  • Clique aqui e veja meu curriculum no Linkedin.
  • Clique aqui e veja mais sobre a minha trajetória profissional.
  • Clique aqui e veja meu curriculum completo na Plataforma Lattes.

Minicurrículo:
Priscila Dietz
Psicoterapeuta Integrativa Pós-Graduada em Psicologia do Desenvolvimento Humano, Psicologia Analítica Junguiana, Especialista em Psicossomática, Terapias Integrativas e Complementares, Constelação Familiar Sistêmica, Terapeuta Avançada Florais. Atende Presencialmente ou Online em Consultório Particular em Perdizes São Paulo, utilizando um conjunto de técnicas terapêuticas integrativas e complementares à Saúde. Desenvolve conteúdos e ministra cursos, palestras e workshops, voltados para o Autoconhecimento, Desenvolvimento Pessoal e outros temas relacionados.

Redes Sociais:

Se quiser receber gratuitamente conteúdos terapêuticos para desenvolvimento pessoal escolha umas das opções abaixo e acesse:

"Só aquilo que somos realmente tem o poder de nos curar" (C. G. Jung)

curar" (C. G. Jung)

Postagens mais visitadas deste blog

Doenças Psicossomáticas: como identificar e tratar

Limpeza das Serpentes - DNA Pai e Mãe

Alquimia - Matrix e O Sagrado Feminino