7 Chakras - Como Equilibrar

7 Chakras ou Chacras ou Centros de Forças - Como Equilibrar
Por Priscila Dietz | Psicoterapeuta Integrativa | prisciladietz@gmail.com




Chacras, também conhecidos pela grafia chakras, são centros de força ou de absorção, exteriorização e administração de energias em nosso corpo energético ou astral, mais precisamente no duplo etérico, ou corpo etérico ou espiritual, duplo vital ou etérico. Os corpos espirituais, ou dimensões psíquicas, níveis mentais ou consciências, são termos que vem sendo usados para expressar a constituição do homem em sua plenitude. Os chakras são estudados por diversas religiões, escolas espirituais e pesquisadores da área espiritualista e existem alguns consensos e divergências, acerca de suas funções, formas e funcionamento. Nesse texto vou compartilhar sobre o meu entendimento em relação aos 7 Chakras principais, e de acordo com a minha experiência prática como Terapeuta.



As linhas terapêuticas que trabalho atua mais diretamente em nosso campo energético, na aura humana ou memória. A nossa aura vibra dos pés até o alto da cabeça e se divide em sete departamentos diferentes e coloridos, que são os 7 Chakras. Cada um desses pontos tem relação direta com as nossas emoções, sentimentos, pensamentos e atitudes, e influenciam o nosso equilíbrio psíquico e energético. 

Os chakras são considerados “órgãos” energéticos, que precisam de nutrição, fortalecimento e equilíbrio para manter uma Saúde Energética perfeita. Esses órgãos energéticos são responsáveis por levar e trazer informações da aura para o corpo e vice-versa. Cada faixa do espectro (cores do arco-íres) é responsável por guardar ou somatizar todas as informações do nosso cotidiano. 

Sentimentos, emoções, medos, força, desejos são traduzidos pelos neurônios e transformados em ondas coloridas que são armazenadas na memória. Assim, quando qualquer informação gravada em nossa aura precisa ser retrabalhada ou “digerida”, a aura a “manda de volta” para o corpo como lembrança. Se a pessoa não transforma essa lembrança, ou mesmo, não a compreende, ela não será liberada corretamente e, fatalmente, aparecerá a somatização de um sintoma ou uma doença, que nada mais é do que as questões mal resolvidas da memória sendo expurgadas. 
Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um desses centros de força, que regem nosso biorritmo natural, seus desequilíbrios e como tratá-los:




Chakra Básico ou Raiz
O Chakra Básico fica localizado na base da coluna vertebral, na região do períneo. Está relacionado ao elemento Terra e Fogo, ao mundo físico, sexualidade, raiva, irritabilidade, agressividade, medos, coragem, vitalidade, vontade, segurança, individualidade. Cor Vermelho. Desequilíbrios do Chakra  - Insegurança, Raiva, Tensão, Agessividade, Violência, Apego Material, Prisão de Ventre.

Chakra Esplênico ou Sacro
O Chakra Esplênico, está localizado na região do baixo ventre, entre o umbigo e o osso púbico. Está relacionado aos elementos Água e Ar, sensualidade, criatividade, procriação, emoções e contentamento, desejos e paixões. É muito importante nas mulheres, porque tem relação estreita com o processo de reprodução e do equilíbrio feminino. Cor Laranja. Desequilíbrios do Chakra  - Ciúmes, Impotência, Falta de Autovalorização, Autoestima Baixa, Intolerância, Frigidez, Problemas Sexuais, Infecções, Problemas no Aparelho Reprodutor.

Chakra do Plexo Solar ou Umbilical
O Chakra Umbilical está na região do nosso estômago. Está relacionado aos elementos Fogo e Terra, autocontrole, autoridade, energia, humor, ansiedade, nervosismo, frustrações, expectativas, gastrites, ulceras. Cor Amarelo. Desequilíbrios do Chakra  - Medos, Raiva, Ansiedade, Ódio, Problemas Digestivos, Dificuldade de Relaxar, Distração, Nervosismo, Compulsão Alimentar, Inquietação.

Chakra Cardíaco
O Chakra Cardíaco, está localizado na região cardíaca, na altura do coração, é responsável pelo funcionamento do nosso sistema imunológico.  Está relacionado aos elementos Água e Ar, amor, afeto, solidariedade, abnegação, harmonia, compaixão, angustia, tristeza, melancolia. Cor verde. Desequilíbrios do Chakra  -Instabilidade Emocional, Problemas de Circulação, Bloqueios Emocionais, Frieza, Desilusões, Tristeza, Angustia, Depressão, Indiferença, Isolamento, Bloqueio nos Relacionamentos.

Chakra Laríngeo
O Chakra Laríngeo está localizado na região da garganta. Está relacionado aos elementos Fogo e Terra, comunicação, vocação, expressão, conhecimento, honestidade, lealdade, depressão, bloqueios de comunicação e relacionamentos. Cor Azul. Desequilíbrios do Chakra  - Problemas de Comunicação, Depressão, Falta de Confiança, Timidez, Isolamento, Nó da Garganta, Sentimentos de Opressão, Insegurança nos Relacionamentos. 

Chakra Frontal ou Terceiro Olho
O Chakra  Frontal está localizado entre as duas sobrancelhas. Está relacionado aos elementos Ar e Água, autoconhecimento, intuição, desenvolvimento mental, intelectualidade, concentração, foco, imaginação, sabedoria. Cor Azul Índigo. Desequilíbrios do Chakra  - Dores de Cabeça, Enxaqueca, Falta de Foco, Pesadelos, Confusão Mental, Cansaço Mental, Arrogância, Idéias Fixas, Resistência, Falta de Visão, Esquecimentos, Pensamentos Obscuros, Falta de Fé.

Chakra Coronário ou Coroa
O Chakra Coronário, está localizado no topo da nossa cabeça, na nossa coroa. Está relacionado aos elementos Fogo, Terra, Água e Ar, espiritualidade, transformação, transmutação, dimensão espiritual, compreensão, consciência, inspiração, cura. Cor Violeta. Desequilíbrios do Chakra  - Alienação, Confusão, Depressão, Falta de Concentração e de Inspiração. 

O que fazer para harmonizar nossos Chakras?
Existem várias maneiras de equilibrar nossos centros de força ou chakras, inclusive realizamos isso diariamente através da nossa alimentação, cuidados pessoais e do sono. No entanto, na maioria das vezes, não é suficiente para repor todos as energias que foram desperdiçadas ao longo do dia, e para fazer a assepsia ou limpeza das energias mais densas, que absorvemos diariamente. Se observar que algum dos Chakras está em desequilíbrio, podemos trabalhar utilizando várias técnicas terapêuticas, como por exemplo, Terapia Floral, Realinhamento Energético, Aromaterapia, Meditação Terapêutica, entre outras. Utilizando essas técnicas nas terapias que trabalho,  podemos harmonizar um ou mais Chakras, isso é essencial para que nossa energia flua melhor, e possamos desfrutar de um equilíbrio físico emocional e mental. 

ASSISTA O VÍDEO SOBRE OS 7 CHAKRAS E COMO EQUILIBRAR:


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Clique aqui para saber mais sobre as Terapias com a Psicoterapeuta Priscila Dietz

Para marcar uma consulta:
Entre em contato pelo WhatsApp: (11)97969-9214. Caso eu esteja em atendimento não poderei atender imediatamente, mas por favor, deixe a mensagem no WhatsApp, que retorno o contato assim que possível ou se preferir,  tire suas dúvidas através do meu e-mail prisciladietz@gmail.com

Sobre a Ética Profissional:Aproveito para ressaltar que a identidade de todas as pessoas que atendo, bem como o conteúdo dos atendimentos são absolutamente sigilosos, apenas divulgo depoimentos de pacientes que autorizam previamente.Clique aqui e veja alguns depoimentos de pacientes atendidos durante a terapia comigo.

  • Clique aqui e veja meu curriculum no Linkedin.
  • Clique aqui e veja mais sobre a minha trajetória profissional.
  • Clique aqui e veja meu curriculum completo na Plataforma Lattes.

Minicurrículo:
Priscila Dietz
Psicoterapeuta Integrativa Pós-Graduada em Psicologia do Desenvolvimento Humano, Psicologia Analítica Junguiana, Especialista em Psicossomática, Terapias Integrativas e Complementares, Constelação Familiar Sistêmica, Terapeuta Avançada Florais. Atende Presencialmente ou Online em Consultório Particular em Perdizes São Paulo, utilizando um conjunto de técnicas terapêuticas integrativas e complementares à Saúde. Desenvolve conteúdos e ministra cursos, palestras e workshops, voltados para o Autoconhecimento, Desenvolvimento Pessoal e outros temas relacionados.

Redes Sociais:

Se quiser receber gratuitamente conteúdos terapêuticos para desenvolvimento pessoal escolha umas das opções abaixo e acesse:

"Só aquilo que somos realmente tem o poder de nos curar" (C. G. Jung)

Postagens mais visitadas deste blog

Doenças Psicossomáticas: como identificar e tratar

Limpeza das Serpentes - DNA Pai e Mãe

Alquimia - Matrix e O Sagrado Feminino